oficina de performance e colagem
- lua
- 25 de ago. de 2017
- 1 min de leitura
Fruto da parceria da artista e pesquisadora em performance, Maicyra Leão, sergipana, e a artista visual Manuela Eichner, de São Paulo. Em termos de conteúdo, a oficina mesclou dinâmicas de um corpo composicional e a técnica de colagem, com base em elementos imagéticos do espaço público. Está dividida em três etapas: corpo como corte; ambiente em camadas; mesclagem.
Foram exploradas técnicas de corte e edição de imagens, associada ao entendimento do corpo como esfera de composição. Durante todo o processo, foram articuladas discussões sobre as relações de contraste entre matérias construídas (edificações e urbanização), temporárias (transeuntes e manifestações provisórias) e nativas (plantas e minerais) do espaço público.
A ministrante Maicyra Leão é doutora em Artes Cênicas e professora do Núcleo de
Teatro da Universidade Federal de Sergipe, e se dedica à realização de projetos artísticos alternativos e à criação de performances independentes em ambientes públicos já, Manuela Eicher, é Bacharel em Artes Plásticas, com habilitação em Escultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, vive e trabalha em São Paulo onde desenvolve diversos trabalhos como ilustradora e artista independente.
A composição pensada por mim neste trabalho foi me deixar ser conduzida pelos transeuntes que ali passavam. Dia de sol e calor em Aracaju, digamos, um dia comum, acompanhada de um guarda-chuva, abordei as pessoas em troca de uma “carona”. Gostaria de conhecê-las, de me deixar ser conduzida por quem elas eram.
"Boa tarde, senhora. posso te acompanhar até o seu destino?
– que gentileza sua, minha filha, pode sim.
- está fazendo muito sol na cidade, não é? tenho um guarda-chuva aqui e podemos ir conversando enquanto te levo ao seu local...
- (risos) tudo bem …"
devir . devir . devir .

Comments